10 de fev. de 2012

Propriedades da Matéria I

Propriedades da Matéria
A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo: dureza, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que estão relacionadas as transformações de uma substância em outra.
1.1. Matéria, Corpo e Objeto
Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: giz, bauxita, pepita de ouro, ar, etc. Denominamos corpo como uma porção limitada da matéria, como uma tora de árvore, uma barra de ouro, etc. Já o objeto é um corpo produzido para um caráter de utilidade, como exemplo, uma cadeira de madeira, um anel de ouro, etc.


1.2. Propriedades da Matéria
A matéria apresenta várias propriedades que são classificadas em gerais, funcionais e específicas.
I. Propriedades Gerais da Matéria
São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.
• Massa: É a quantidade de matéria de um corpo.Todos os corpos possuem massa. Não confundir massa com peso,pois o peso está relacionado a gravidade de um corpo. Assim se eu subir em uma balança esta indicará a minha massa, que hoje equivale a 124 kg, já o meu peso será esta massa multiplicada pela gravidade do local, ou seja, algo em torno de 1240 N.
• Inércia: Todos os corpos tendem a si manter (repouso ou movimento) a não ser que uma força atue sobre eles.
• Impenetrabilidade: Dois ou mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
• Divisibilidade: Os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores sem alterar suas características.
• Compressibilidade: Os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ação de forças externas, tal fenômeno é mais expressivo nos gases.
• Elasticidade: Os corpos possuem a propriedade de voltar à forma e volume originais, cessada a causa que os deformou.
II. Propriedades Funcionais da Matéria
São propriedades observadas somente em determinados grupos de matéria. São as chamadas funções químicas como: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.

Ex: A acidez encontrada no vinagre é devido a presença do ácido acético.

III. Propriedades Específicas da Matéria
São propriedades que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:

– Propriedades físicas: São valores obtidos experimentalmente para o comportamento de uma matéria específica quando submetidos a determinadas condições de pressão e temperatura, como: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, calor especifico, etc.

– Propriedades organolépticas: São propriedades que impressionam pelo menos um dos nossos 5 sentidos, como: dor, paladar, tato, audição, etc.
Ex o dourado do ouro, o sabor do sal, do açúcar, etc.

Ex.: O iodo na fase sólida é cinza, já na fase gasosa apresenta coloração violeta.

– Propriedades químicas: São propriedades que determinam o tipo de fenômeno químico que cada material específico irá sofrer. Ex: A propriedade de se transformar em queijo é uma característica química do leite, e a propriedade "enferrujar" é uma característica química do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário