13 de abr. de 2012

LEIS E MODELOS

Exercicios de Leis Ponderaveis e Modelos Atomicos


01) Defina as Leis de Proust e de Lavoisier


02) Os alvejantes são utilizados, por exemplo, na limpeza de uma peça de roupa branca manchada de iodo (I2) que apresenta cor púrpura. Pode-se aplicar uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (Na2S2O3), que originará produtos incolores (NaI e o Na2S4O6) e solúveis em água, conforme indicado abaixo.

I2 (s) + Na2S2O3 (aq)  NaI (aq) + Na2S4O6 (aq)

Em uma primeira lavagem de roupa, foram utilizados 316 g de tiossulfato de sódio para remover completamente 254 g de iodo, produzindo 300 g de iodeto de sódio (NaI). Em uma segunda lavagem, foram colocados na máquina de lavar 474 g de alvejante na tentativa de retirar uma mancha de iodo, conforme tabela abaixo.

Reagente/produto I2 Na2S2O3 NaI Na2S4O6
Lavagem 1 254 g 316 g 300 g X
Lavagem 2 K g 474 g Y Z

Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda.
a) Qual o valor de X na primeira lavagem?




b) Na lavagem 2, qual o valor de K?




c) Quais os valores de massa, em gramas, encontrados para Y e Z?


03) Uma pequena empresa comercializa produtos de higiene pessoal. Seus funcionários embalam três sabonetes e um xampu formando um conjunto (alguns chamam esse conjunto de “kit”) que é vendido aos consumidores.
Essa empresa não fabrica sabonete nem xampu, ela os compra de outras empresas. Cada sabonete incorporado ao conjunto tem massa 150 g (produto mais embalagem) e o xampu tem massa 500 g (produto mais embalagem).
Chegou um carregamento com 12 kg de sabonetes e 10 kg de xampus.
Um funcionário da empresa, ao receber o carregamento, comentou com outro: “Chegaram mais xampus do que sabonetes. Vai sobrar xampu!”
Baseado nas Leis de Lavoisier e Proust e no texto descrito acima, responda o que se pede.

a) Observando os dados sobre o carregamento que chegou à empresa, qual dos produtos que compõem o kit vai sobrar?



b) Considerando a massa total (produto mais embalagem) dos componentes que formam um kit, qual a massa em quilograma excedente desse produto?



c) Quantos kits poderão ser formados pela empresa com o carregamento que chegou?


04) O sulfato de cobre, CuSO4, é um sal com ampla aplicação na agricultura (fungicida, fertilizante, componente da ração de animais, etc). Ele é obtido industrialmente através de um processo que, de forma simplificada, pode ser representado pela seguinte equação:

CuO(s) + H2SO4(aq)  CuSO4(aq) + H2O(aq)

Em uma primeira experiência, 68 g de CuO reagem completamente com 98 g de H2SO4 formando 148 g de CuSO4 e X g de H2O. Baseado nas Leis Ponderais, julgue os itens abaixo.

(1) Em uma segunda experiência, a reação de 27,2 g de CuO forma 59,2 g de CuSO4.
(2) Comparando as massas do primeiro experimento com as massas do segundo experimento, pode-se observar uma proporção constante na ocorrência da reação, de acordo com a Lei de Lavoisier.
(3) O valor de X no primeiro experimento é de 18 g de H2O.



05) A Química baseia-se no fato de que a matéria se apresenta de uma maneira descontínua, formada por minúsculas partículas, denominadas átomos. A teoria atômica moderna, iniciada no século XIX, foi desenvolvida por diferentes cientistas e tem grande importância em todas as áreas da Química. A respeito da teoria atômica, julgue os itens.

(1) Átomos de elementos químicos diferentes podem ter o mesmo número de nêutrons em seus núcleos.
(2) Um átomo pode ser isotono de outro se ambos tem o mesmo A
(3) O número de nêutrons, em átomos isótopos, é diferente.
(4) A partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar a massa de um átomo.


06) O entendimento da estrutura dos átomos não é importante apenas para satisfazer à curiosidade dos cientistas; possibilita a produção de novas tecnologias. Um exemplo disso é a descoberta dos raios catódicos, feita pelo físico William Crookes, enquanto estudava as propriedades da eletricidade. Tal descoberta, além de ter contribuído para um melhor entendimento a respeito da constituição da matéria, deu origem aos tubos de imagem dos televisores e dos monitores dos computadores. Alguns grandes cientistas que contribuíram para o entendimento da estrutura do átomo foram: Dalton (1766-1844), Thomson (1856-1940), Rutherford (1871-1937), Bohr (1885-1962) e Linus Pauling (1901-1994). Com relação à estrutura da matéria, responda o que se pede.

a) Descreva os modelos atômicos acima


07. Considere os modelos atômicos de:

I. Dalton II. Thomson III. Rutherford

a) Qual deles foi proposto baseado nos resultados Da medida da massa dos participantes de reações químicas?

b) Qual introduziu a natureza elétrica da matéria
c) Qual apresenta a matéria como sendo descontínua?
d) Qual deles é o mais recente?

08. A experiência de Rutherford permitiu evidenciar que o modelo de Thomson estava correto? Explique.

03. Compare os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford







b) Qual deles trabalhou com os os raios catódicos ?




c) Qual deles se referiu a quantidade de energia?







07) Em suas pesquisas a respeito de substâncias radioativas, Rutherford verificou a possível influência da radiação alfa sobre vários materiais. Ao bombardear uma placa muito fina de ouro, quase transparente, ele obteve os seguintes resultados:

I) A maioria das partículas alfa atravessa direto a placa de ouro, sem sofrer desvios.
II) Um número muito pequeno de partículas alfa não atravessa a placa e volta para o mesmo lado de onde foi lançada.
III) Algumas partículas alfa, ao atravessar a placa, sofriam um intenso desvio.

Considerando esses resultados, responda as questões a seguir.

a) Descreva as conclusões tiradas por Rutherford que culminaram na criação de um novo modelo para átomo.







09) Como era a ideia de átomo para os filosofos?

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